Entenda o que é a apólice do seguro de vida

Entenda o que é a apólice do seguro de vida

Preparar-se para qualquer eventualidade em nossas vidas tornou-se necessário, principalmente quando temos uma família constituída ou até mesmo um emprego arriscado.

Por isso, optar por uma apólice do seguro de vida é muito importante, pois garante proteções contra as possíveis casualidades no seu cotidiano, além de assegurar o futuro de seus filhos.

Ficou interessado no assunto? Deseja conhecer mais sobre o seguro de vida? Então, esse conteúdo foi feito para você. Confira a seguir!

O que é uma apólice do seguro de vida?

Atualmente, existem muitas pessoas que desconhecem a real função de uma apólice de um seguro de vida. Esse fato pode justificar a escassez de segurança e conforto em sua vida.

Por definição, uma apólice é, basicamente, um contrato em que uma seguradora e o segurado definem as regras para a sua proteção.

Nessa formulação, são tratadas características como, por exemplo, os riscos aos quais segurado está sujeito, valores da apólice, seus direitos e também os seus deveres.

Afinal, quais as condições que devem constar em uma apólice de seguro?

Toda vez que você optar pela contração de uma apólice do seguro de vida, é aconselhável escolher a condição que mais se adeque ao seu perfil. Contudo, o mercado competitivo dos seguros de vida apresentam condições padronizadas. São elas:

Condições gerais

Refere-se às condições básicas que regulam a apólice entre a seguradora e o segurado. Assim, são listados todos os direitos e os deveres entre as partes envolvidas. Por exemplo: cobertura da apólice, formulação das cláusulas e também as exclusões.

Condições especiais

Trata-se das coberturas adicionais que acompanham a apólice do seguro de vida. Geralmente, essas condições especiais não se aplicam a todos os tipos de apólice, afinal, é necessário aumentar o valor de sua mensalidade para obtê-los.

Condições particulares

Por meio dessa condição é possível listar as coberturas e as respectivas indenizações. Portanto, os beneficiados são mencionados, além de taxar suas porcentagens sobre a apólice do seguro do vida.

Quais os tipos de coberturas existentes?

Sempre que você for optar por um tipo de cobertura, o ideal é ouvir a proposta da segurada. Afinal, são diversos tipos de coberturas disponíveis no mercado competitivo e que podem gerar dúvidas ao serem adquiridas.

Por isso, é interessante conhecer algumas delas antes de fechar qualquer negócio:

  • morte por causas naturais ou acidentais;
  • invalidez permanente total ou parcial por acidente;
  • invalidez permanente por doença;
  • indenização por diagnóstico de câncer.

É importante você saber, também, que é possível optar por mais de uma apólice de seguro de vida. Contudo, a sua limitação varia de acordo com a seguradora.

Quando devo contratar um seguro de vida?

Não há uma idade pré-definida para a contração de uma apólice do seguro vida. Portanto, a necessidade de formalizar a sua apólice está totalmente associada à condição de vida.

Contudo, estamos sujeitos a diversos contratempos. O mais indicado é que você busque de imediato uma  corretora de seguros especializada no assunto, para identificar as suas necessidades e, assim, oferecer as melhores coberturas, condizentes com a sua realidade.

Gostou do conteúdo? O que acha de saber mais sobre o assunto? Saiba agora como evitar problemas ao contratar um seguro de vida!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *