Banco ou corretora: onde contratar um seguro de vida?
A contratação de um seguro de vida requer atenção, uma vez que o que se pretende é deixar os dependentes amparados financeiramente em caso de uma fatalidade. Isso significa que o seguro deve atender a todas as necessidades da família, respeitando-se as possibilidades econômicas do contratante.
E para garantir a melhor contratação, qual seria a melhor opção, banco ou corretora?
Para entender a enorme diferença que existe entre contratar um seguro de vida com um banco e com uma corretora, continue lendo nosso post.
Diversidade de apólices
Ao contratar em uma corretora, o corretor tende a oferecer o seguro de vida que atenda especificamente àquele cliente, a partir de considerações sobre riscos a que está sujeito, estilo de vida, idade dos segurados e beneficiários, condição financeira e eventuais necessidades dos beneficiários.
Nesse sentido, trata-se de um atendimento personalizado e, consequentemente, de oferta da apólice que melhor atenda aos interesses dos envolvidos.
Em um banco, por sua vez, o seguro oferecido pelo gerente é pré-moldado, ou seja, é um mesmo tipo de apólice para toda e qualquer pessoa, sem considerar suas especificidades. Isso, inevitavelmente, pode levar à contratação de um seguro que não seja o ideal nem para os segurados, nem para os beneficiários.
Cotação de seguro
Definido o tipo de apólice que se pretende contratar, o corretor de seguros poderá fazer a cotação em diversas seguradoras confiáveis. Isso porque as corretoras costumam trabalhar em parceria com várias seguradoras, a fim de garantir que seu cliente encontre a que melhor o atenda.
A diversidade de seguradoras implica diversidade de preços, o que ajuda o segurado a encontrar o produto que seja mais vantajoso, de acordo com o seu perfil.
O banco, no entanto, costuma trabalhar em parceria com uma seguradora determinada que, em geral, é uma ramificação do próprio banco. Logo, não há o interesse em oferecer seguros de seguradoras concorrentes.
Isso, portanto, cerceia a liberdade de contratar do cliente e o impede de conhecer um produto que melhor se ajuste ao seu interesse e condição financeira.
Expertise no assunto e auxílio após a contratação
Como dito anteriormente, o corretor de seguro, junto com o cliente, vai buscar a apólice que seja a ideal especificamente para aquele segurado. E isso só é possível porque apenas o corretor tem conhecimento para tanto, uma vez que passou por um processo, com critérios rigorosos, para que fosse habilitado e recomendado pela SUSEP.
Nesse sentido, o corretor é o profissional mais indicado não apenas para assessorar na contratação do seguro, mas também para orientar os interessados diante da ocorrência do sinistro. Afinal, este sim será o momento em que os envolvidos estarão mais sensíveis e precisarão de apoio e orientação de quem possam confiar.
O gerente de banco, no entanto, não tem o mesmo perfil. Isso porque a especialidade dele são investimentos financeiros, e não apólices de seguro.
Assim, dificilmente ele terá tempo, disposição e conhecimento para orientar sobre a contratação ou sobre eventual resgate da indenização em caso de sinistro, o que deixa os beneficiários desamparados no momento de mais fragilidade e sofrimento.
Dessa forma, entre contratar o seguro de vida com banco ou corretora, vale a pena abrir mão da comodidade de um contrato pronto e débito em conta que o banco oferece e contratar um seguro que atenda melhor seus interesses e os de seus beneficiários.
Agora que você já sabe a diferença entre contratar um seguro de vida com a corretora e com o banco, deixe seu comentário no post! Conte sua experiência!