Qual o melhor momento para fazer um seguro de carro?
3 de dezembro de 2017

Qual o melhor momento para fazer um seguro de carro?

Por Décio Rodrigues

Você sabe dizer qual é o momento certo para fazer o seguro de um carro? Ter um carro significa muito mais do que simplesmente se deslocar, mas ter mais tempo para chegar ao trabalho ou levar seus filhos à escola com mais comodidade e segurança. Porém você deve levar em consideração que no trânsito estamos constantemente expostos a situações de perigo e que nem sempre poderemos controlá-las.

E é por isso que contar com o apoio de um seguro é tão importante. Independente de marcas, modelos e quilometragem, o seguro é uma garantia essencial para seu bem estar e de sua família. Descubra a seguir quais as diferenças entre seguros de carros novos e usados, que aspectos você deverá observar no momento da escolha e qual o melhor momento para fazer o seguro.

Comprei um carro novo. O que devo saber sobre o seguro?

É mais fácil fazer uma proposta de seguro quando o carro novo ainda está na concessionária. Isso acontece porque a seguradora considera que o automóvel não possui nenhum tipo de defeito. Por isso, pode fazer o seguro sem precisar de vistoria. Então caso você retire o carro antes de solicitar a apólice, deverá passar por essa etapa.

Além disso, se o carro for novo você poderá solicitar a inclusão de uma cláusula especial que garanta o valor que você pagou pelo carro novo em um período de até 12 meses após a contratação do seguro, ou seja, caso haja perda total o proprietário receberá o valor integral que pagou pelo veículo novo. Caso já tenha retirado o carro da concessionária sem o seguro, esta cláusula não poderá mais ser incluída.

E se o meu carro é usado?

No caso de um carro usado, inevitavelmente haverá a necessidade da realização da vistoria. E em geral, o valor do veículo será o previsto pela Tabela FIPE, ou seja, sofrerá depreciação.

Considere também que o seguro pode ser mais caro porque o seu custo de manutenção é mais alto que o de um carro novo e, dependendo do modelo, pode ser mais difícil encontrar peças para substituição. Outros fatores que influenciam na contratação são o ano do veículo — geralmente deve ter no máximo dez a quinze anos e, se for importado, cinco anos — o perfil histórico do condutor e o índice de roubo e furto do modelo.

Mas isso não significa que você não deva fazer o seguro para o carro usado! Imagine qual será o prejuízo caso seu carro seja roubado ou mesmo todo o incômodo gerado em caso de um acidente de trânsito!

Quando fazer o seguro de um carro afinal?

Se você chegou até aqui já deve saber a resposta para essa pergunta. O seguro do carro deve ser feito no momento da aquisição. Seja novo ou usado, se estiver comprando na concessionária faça antes de retirá-lo. Se for de um particular, tente fazê-lo o mais breve possível. O seguro irá garantir a segurança que você precisa para rodar com seu veículo e evitar aborrecimentos e prejuízos.

Portanto fique atento na hora de fazer o seguro de um carro para que atenda as suas necessidades de segurança e financeiras. Uma dica valiosa é procurar uma corretora de seguros que possa auxiliar na escolha do plano com as melhores coberturas para o seu veículo. Procure uma corretora que possua experiência comprovada e lembre-se que nem sempre as indicações das concessionárias serão as mais adequadas. Tenha calma para escolher, mas acima de tudo, não saia dirigindo por aí sem antes fazer um seguro!

Agora você já sabe qual momento ideal para fazer um seguro automotivo! Continue com a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto: “Todas as coberturas de seguro oferecem um carro reserva? Entenda” e fique por dentro desse benefício oferecido pelas seguradoras!