Vai contratar um seguro auto? 5 erros que você deve evitar!
24 de dezembro de 2017

Vai contratar um seguro auto? 5 erros que você deve evitar!

Por Décio Rodrigues

Qualquer contrato deve ser sempre minuciosamente estudado. Não é diferente ao contratar um seguro auto, pois caso hajam erros nas cláusulas contratuais ou informações dadas, as consequências poderão ser excessivamente prejudiciais ao segurado.

Além disso, você pode se arrepender de não ter requisitado a alteração de alguma cobertura ou até mesmo de ter contratado aquela corretora. Com o intuito de educar nosso leitor, trazemos este guia que demonstrará os cinco erros mais comuns ao contratar o serviço e como evitá-los. Acompanhe!

1. Omitir informações ao contratar um seguro auto

Será entregue uma ficha ao segurado para que ele preencha diversas informações sobre si ou de seu veículo, que será usado pela seguradora para calcular o valor do prêmio (mensalidade paga pelo cliente) e da indenização. Mesmo que certas informações garantam preços mais baratos ou vantagens mais atrativas, é essencial que o segurado não minta ou omita nenhuma informação, preenchendo toda a papelada com sinceridade e exatidão.

Caso seja descoberto que o cliente mentiu, ele perderá todo os direitos do serviço, ou seja, não receberá a indenização, nem outras vantagens concedidas pelo plano. Além disso, é possível que a seguradora o acione judicialmente, causando muita dor de cabeça e despesa ao segurado.

2. Contratar um seguro auto com a primeira corretora que consultar

É muito comum que as pessoas contratem a primeira corretora que os atendeu. Normalmente, os atendentes são muito gentis, concedem valores baratos e ofertam pacotes aparentemente irrecusáveis, mas você pode acabar se arrependendo em pouco tempo.

Ser tratado bem é um diferencial, mas você não deve deixar se seduzir pelo jogo de cintura dos corretores, pois pode descobrir, posteriormente, que a apólice (contrato) não atende todas suas necessidades. Por isso, faça uma pesquisa profunda sobre o assunto e consulte com várias corretoras no mercado antes de fechar negócio.

3. Não definir o segurado principal

No ato de firmar contrato, será perguntado quem será o condutor principal do veículo, o erro aqui é colocar o nome de quem está assinando o contrato, pois, nos casos em que há condução dividida, várias pessoas usam o carro por períodos iguais ou próximos, quem deve ser o segurado predominante é o condutor que oferece maior risco para a seguradora, enquanto o segundo indivíduo que mais oferece risco será o adicional.

4. Não avaliar bem as coberturas do seguro

No contrato do seguro devem estar estipulados exatamente quais serão os sinistros (eventos que geram indenização) que serão cobertos pela seguradora. Porém, também deve-se conferir se há coberturas adicionais necessárias para atender suas necessidades.

Normalmente, as coberturas básicas do seguro são: proteção à colisão, incêndio, roubo ou furto, danos a terceiros e aos passageiros, mas, além dessas, é possível contratar os seguintes serviços opcionais:

  • proteção aos vidros;
  • carro extra;
  • reembolso de despesas extraordinárias;
  • lucros cessantes;
  • guincho sem limite de quilometragem;
  • higienização do veículo;
  • indenização de acessórios do carro, como som.

5. Não possuir um corretor confiável

Outro erro muito comum é contratar o serviço sem a ajuda de um bom corretor. Como seguro é um tema complexo, é essencial ter a quem recorrer para tirar suas dúvidas para agilizar o processo, evitar gastos desnecessários e saber qual plano de seguro mais se encaixa em seu perfil.

Após a leitura deste guia, pode-se concluir que é muito fácil cometer erros ao contratar um seguro auto. Porém, basta seguir nossas dicas que você estará muito mais confiante para assinar o contrato desse serviço e poderá, finalmente, usufruir de todos os benefícios do seguro!

Se interessou no seguro, mas ainda tem certas dúvidas sobre o assunto? Que tal tirar algumas delas? Confira aqui se vale a pena fazer o seguro com corretora ou com o banco!