6 curiosidades sobre seguro de vida que você não sabia
1 de outubro de 2017

6 curiosidades sobre seguro de vida que você não sabia

Por Décio Rodrigues

Seguro de vida é um assunto sério para qualquer pessoa. Afinal, quem não deseja se prevenir contra infortúnios, garantindo estabilidade financeira para seus amados?

Apesar da importância, o tema também é bastante interessante, além de ser tratado de forma diferente em diversos lugares do mundo, existindo vários casos peculiares sobre o seguro de vida.

Confira, a seguir, seis imperdíveis curiosidades sobre seguro de vida!

1. Data do primeiro seguro de vida

No mundo, o primeiro seguro de vida apareceu no começo do século XVIII. Foi no ano de 1706 que foi fundada a primeira empresa a oferecer o serviço.

O plano do seguro consistia em um pagamento anual por cada membro da empresa. No final do ano, uma porção do valor era dividida entre esposa e filhos do falecido. A empresa começou com dois mil membros — então pode-se deduzir que era uma boa quantia.

Já no Brasil, os seguros marítimos existem desde 1808, porém foi com a criação do Código Comercial Brasileiro, a Lei n.º 556 de 1850, que inúmeras empresas seguradoras passaram a comerciar contratos de seguro de vida.

2. Seguro de celebridades

Sejam atores, sejam apresentadores ou atletas, as celebridades costumam contratar seguros de forma bastante peculiar. Os planos envolvem proteções às partes do corpo por valores incrivelmente altos.

A estrela do cinema Jennifer Lopez, por exemplo, contratou um seguro de seu quadril pelo valor de 300 milhões de dólares. Já a cantora Mariah Carey decidiu assegurar suas pernas pelo valor de um bilhão de dólares.

3. Seguro de vida japonês

No japão, as seguradoras pagam a indenização ao contratante mesmo que ele cometa suicídio. Apesar de trazer conforto à família no caso de a hipótese ocorrer, isso acaba motivando os segurados a realizarem tal ato. Essa é uma das razões para o alto índice de suicídios no país.

No Brasil, a situação é diferente. O Código Civil brasileiro impõe que a morte por suicídio somente poderá ser coberta se o evento ocorrer dois anos após a contratação.

4. Negativa de seguro de vida para astronautas

Os astronautas que trabalharam no Programa Apollo, da Nasa, não conseguiram se qualificar para receber seguro de vida.

Para se garantirem contra eventuais acidentes, eles assinaram diversos autógrafos antes do lançamento do foguete espacial, na expectativa de que os papéis fossem extraordinariamente valorizados após suas mortes.

5. Benefícios extras

Em diversos casos, os seguros de vida não cobrem somente a morte. As seguradoras oferecem vários benefícios extras e agradáveis aos seus clientes. Algumas regalias são:

  • assistência natalidade, que é uma entrega de utensílios para auxiliar a mãe e seu bebê;
  • serviços de babá e transporte escolar, caso os pais estejam ausentes por doença;
  • assistência nutricional, que consiste em planejamento alimentar e controle do IMC.

6. Ferramenta de gestão de risco

O que muitos não sabem é que todos os valores relacionados ao seguro, como a indenização e o prêmio (mensalidade paga pelo contratante), são calculados a partir de fatores ligados à probabilidade de o segurado falecer, como idade, histórico de doenças familiares, profissões perigosas etc.

Caso o risco de morte seja baixo, as mensalidades do plano poderão ser mais baratas. Se o risco for alto, os pagamentos serão altos e, às vezes, o seguro pode até mesmo ser recusado.

As curiosidades sobre seguro de vida são intrigantes, não concorda? O tema, em geral, é bastante amplo e complexo; trata-se de um assunto que vale a pena estudar, pois garantir a sua segurança financeira e a de seus familiares é essencial para ter uma vida tranquila e com menos preocupações.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira aqui tudo sobre as coberturas adicionais do seguro de vida!